Curso: Gestão de Convênios Governamentais - Presencial 
Datas das aulas: 20 e 27 de setembro, 04, 11, 18, 25 e 31 de outubro de 2022 - Horário: 09h-12h  - Local:  EGDS - Rua José Paulino, 1.399 - 1º andar - Centro - Campinas
Capacitação sobre as áreas que envolvem a origem dos recursos  de emenda parlamentar, operações de crédito, recursos fundo a fundo ou do orçamento geral da União.

Objetivo: Após uma década lidando com o impacto dos recursos advindos de repasses do governo federal e estadual, notam-se as principais dificuldades e os conflitos entre os envolvidos e a necessidade de criação de um planejamento estratégico para a gestão adequada desses valores. Neste contexto, surgiu a proposta de um curso exclusivo e inovador para ajudar a oferecer uma nova estrutura, com troca de conhecimento entre os responsáveis pelos órgãos e os seus gestores técnico/operacional. Além da perspectiva técnica, abordam-se aspectos motivacionais e, acima de tudo, planejado na busca e gestão dos recursos. O propósito da capacitação é trazer à discussão todas as áreas que envolvem a origem dos recursos – emenda parlamentar, operações de crédito, recursos fundo a fundo ou do orçamento geral da União. Em geral, na estrutura organizacional, os órgãos têm poucos servidores da área, recaindo sobre eles a atribuição de gerir todos os recursos. Inicialmente, a novidade nesse intercâmbio de informações é a disponibilidade do Manual de Captação de Recursos e Gestão de Convênios com o Governo Federal. Trata-se de um material prático que vai desde o conhecimento até a criação dos projetos e as janelas de oportunidades para sua inserção e execução. Além disso, busca atuar como um auxiliar ao gestor para todas as práticas que envolvem os recursos, já que englobam as áreas da saúde, assistência, filantrópicas e outras inovações trazidas pelo governo federal, como o "Modelo de Gestão e Excelência nas Transferências Voluntárias", por exemplo. Outra característica é o diagnóstico para discussão dos principais problemas encontrados na gestão dos recursos. Tal metodologia define indicadores para a melhoria no órgão e também apresenta casos de sucesso para situações similares. O engajamento técnico/político traz ao planejamento estratégico a necessidade da criação do mapeamento para a busca dos recursos, por parte do gestor – de acordo com a necessidade local e amparado nos programas federais. Assim, tem-se um curso completo e inédito na área de convênios para aqueles que anseiam adquirir meios, conhecimento e trocas para um impacto na gestão. E consequentemente, a sociedade será beneficiada com políticas públicas efetivas.

Professor: Flávio Emílio Rabetti 

Currículo do Professor: Master em liderança e Gestão Pública com módulo em Oxford – Blavatnik School of Government, Inglaterra – pelo Centro de Liderança Pública. Pós-Graduado em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional e Administrativo pela PUC Campinas. Graduado em Direito pela USF. Advogado Público. Compliance no Setor Público – Insper – São Paulo. Diretor de Captação de Recursos e Convênios Governamentais - Secretaria Municipal de Finanças. Autor do Livro: Manual de Captação de Recursos e Gestão de Convênios com o Governo Federal – Do Planejamento Estratégico ao Impacto de Gestão – Editora Autografia – Rio de Janeiro 2022. 

Público-alvo:  Gestores e servidores públicos; Secretários, Diretores e Coordenadores; Assistentes, coordenadores e gerentes de projetos; Vereadores e assessores; Servidores públicos das áreas de Contratos, de Projetos, Financeiras e Jurídicas; Profissionais e especialistas voltados para a prática técnico-financeira dos recursos públicos; Operadores da Plataforma +Brasil.

Carga Horária: 21H